Como o nome sugere, a habitabilidade é a garantia de que o imóvel esteja em plenas condições de ser habitado e é um dever do proprietário.
A Lei do Inquilinato estabelece que é direito do locatário ter à sua disposição o imóvel em perfeitas condições de uso e moradia. A imobiliária não pode se responsabilizar por essa garantia porque somente o proprietário tem total conhecimento sobre o histórico do imóvel: materiais utilizados em reparos, obras, reformas, planta, entre outras características.
Assim, cabe ao proprietário, antes de disponibilizar o imóvel para locação, fazer uma vistoria elétrica, hidráulica e de estrutura para assegurar que tudo esteja em pleno funcionamento e com a devida segurança para receber moradores. Listamos alguns dos problemas que afetam a habitabilidade e podem oferecer risco à saúde dos moradores ou à integridade do próprio imóvel:
- Infiltrações
- Problemas hidráulicos que necessitem quebra de paredes
- Problemas na fiação elétrica e no quadro de forças
- Vazamentos de gás
- Janelas com folha solta ou entrada de água pela esquadria
- Descupinização, quando iniciada em objetos de madeira do imóvel
- Estufamento/descolamento de revestimentos de paredes e pisos
- Problemas em telhados, calhas e troca de caixa d’água
Um imóvel bem conservado e vistoriado tem um valor de mercado muito maior, além de poder ser alugado com muito mais facilidade. Gostou das nossas #DicasCema?
Mais um tópico para conferir e facilitar a vida na hora de alugar seu imóvel!
Notícias Relacionadas
Últimos Artigos

Dicas para Alugar 05/11/2021
Quais são as obrigações do locador e do locatário?
Tire suas dúvidas e saiba o que diz a Lei do Inquilinato sobre os deveres de cada um

Decoração 29/10/2021
3 tendências de decoração para explorar ainda em 2021
Confira dicas de como transformar ambientes com um orçamento que cabe no seu bolso

Bairro do Flamengo 15/10/2021
Bairro do Flamengo: cultura, entretenimento e lazer para todo mundo
Hoje nosso #cematourpeloflamengo mostra curiosidades e dicas sobre como aproveitar os momentos de lazer no bairro Flamengo.